Servicos +Lyfe

5 jul

Inverno e doenças respiratórias: como prevenir?

A chegada do inverno e temperaturas mais amenas abre espaço para doenças respiratórias, as famosas “ites” que atormentam tanta gente. Se você sofre com este problema, continue a leitura e confira algumas dicas para preveni-lo ou amenizá-lo.

Vamos lá?

 

Entendendo as doenças respiratórias

As doenças respiratórias, como o próprio nome diz, afetam o sistema respiratório como um todo: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, pulmões. Etc. Causam irritações e inflamações, dificultando a circulação do ar e causando dificuldades no olfato e também no paladar da pessoa doente.

Uma parte considerável destas doenças se tornam crônicas, ou seja, se manifestam periodicamente e precisam de acompanhamento. Um grande exemplo é a bronquite, doença que inflama os brônquios e que atinge principalmente crianças e pessoas fumantes.

Como outros exemplos de doenças respiratórias, temos:

Rinite: irritação que afeta as mucosas nasais e pode ter origem alérgica, inflamatória ou infecciosa.

Sinusite: inflamação que afeta a mucosa dos seios da face (região ao redor do nariz, olhos e maçãs do rosto)

Pneumonia: infecção grave que atinge os pulmões e eventualmente, pode prejudicar também os alvéolos pulmonares. Pode ser causada por vírus e bactérias e evoluem quando o sistema imunológico do paciente está vulnerável.

 

Lidando com o problema: a importância da prevenção

Mesmo quando falamos de doenças crônicas, é possível prevenir crises com a adoção de alguns hábitos. Entre eles, podemos citar:

Higiene das mãos: em tempos de pandemia provocada pelo Coronavírus, lavar as mãos se tornou ainda mais importante. Ao longo do dia, podemos entrar em contato com inúmeros vírus e bactérias a partir do toque.

Limpeza da casa: é preciso estar atento ao acúmulo de poeira. Um aspirador de pó pode ser de grande utilidade. Ventiladores e aparelhos de ar condicionado também precisam ser higienizados, pois o acúmulo de sujeira pode prejudicar seu desempenho e, claro, prejudicar a saúde.

Vacinação em dia: quem sofre com doenças respiratórias deve redobrar a atenção com relação às vacinas, que são de grande ajuda para prevenir ou amenizar sintomas da maioria delas.

Alimentação: beber água e ter uma alimentação equilibrada contribui para imunidade do organismo . Investir em frutas ricas em Vitamina C (laranja, limão, acerola, entre outras) e consumir uma boa quantidade de verduras e legumes faz toda a diferença.

 

Conclusão

O período de temperaturas mais amenas é o favorito de muita gente, mas requer alguns cuidados com a saúde. Siga as nossas dicas, vá ao médico regularmente e fique de olho na sua rotina para desfrutar do “friozinho” da melhor maneira possível!

 

Sobre a +Lyfe

A +Lyfe é uma rede de clínicas de vacinação do Rio de Janeiro, com unidades no Barra Shopping, no Shopping Tijuca e também no Rio Sul. Acesse o nosso site para conhecer mais sobre o nosso trabalho!


Faça agora seu agendamento

Fale conosco Ou ligue 4108-9100