Matéria publicada no portal do Jornal Folha de São Paulo no último dia 03/06 trouxe dados levantados pelo IEPS (Ieps (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde), que indicou que menos da metade dos estados brasileiros foi capaz de atingir a meta estabelecida no PNI (Plano Nacional de Imunizações) para nove vacinas. Nessa lista, estão imunizantes que protegem contra doenças bem graves, como poliomelite, sarampo e tuberculose.
Maiores reduções
A maior queda foi registrada na cobertura da vacina de Hepatite B em crianças de até 30 dias que caiu de 78,6% para 62,8%.
As vacinas contra BCG (contra tuberculose) e tríplice viral primeira dose (contra sarampo, caxumba e rubéola) sofreram reduções de cerca de 14 e 15 pontos percentuais, respectivamente.
Outra que merece atenção é a da poliomielite, doença já erradicada no Brasil desde 1994. A cobertura da vacina caiu de 84,2% para 75,9%.
Pandemia em foco
A pandemia provocada pela Covid-19 é um dos principais fatores que levam as pessoas a terem receio de se dirigir a um posto de saúde ou clínicas de vacinação para se imunizarem.
No entanto, além de existirem rigorosos critérios de biossegurança adotados pelo Brasil inteiro, algumas clínicas, como a +Lyfe, disponibilizam a vacinação em casa, onde um profissional vai até a residência em dia e horário marcados com toda a segurança e pode vacinar uma família inteira.
Disseminação de Fake News
Os chamados “movimentos antivacina” têm disseminado inúmeras fake news a respeito do processo de imunização, não só da Covid-19, neste momento restrito aos órgãos públicos, como também a respeito de outras vacinas. Mesmo com todo o acesso à informação disponível, existem pessoas que de fato acreditam que o ato de se vacinar pode ser prejudicial à saúde, ignorando o fato de que o Brasil historicamente é um dos países que mais vacina no mundo inteiro e inclusive já foi premiado por isso.
Não deixe de se vacinar
A medicina e a tecnologia evoluíram muito ao longo dos anos exatamente para que a humanidade pudesse adquirir resistência às mais variadas doenças por meio da vacina. Deste modo, ao se vacinar você não está apenas protegendo à sua saúde, mas também a de amigos, família e toda comunidade à sua volta. Pense nisso e cuide-se!
Conheça a +Lyfe
A +Lyfe é uma rede de clínicas de vacinação do Rio de Janeiro, com unidades no Barra Shopping, no Shopping Tijuca e também no Rio Sul. Acesse o nosso site para conhecer mais sobre o nosso trabalho!