Pentavalente

Vacina Pentavalente

Também conhecida com Penta, essa vacina protege você contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Poliomelite e Haemophilus influenzae do tipo B.

PARA QUEM ESTA VACINA É INDICADA?

Bebês aos 4 meses de idade e como reforço entre os 12 e 18 meses.

QUANTAS DOSES DESTA VACINA PRECISO TOMAR?

Duas doses, conforme esquema vacinal adotado.

COMO É APLICADA ESTA VACINA?

Injeção intramuscular

DO QUE É FEITA ESTA VACINA?

Esta vacina é feita a partir do vírus inativado, não sendo possível, portanto, não tem como causar a doença. Contém os toxoides diftérico e tetânico (derivados das toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças), e componentes da cápsula da bactéria da coqueluche (Bordetella pertussis), sal de alumínio como adjuvante, fenoxietanol, cloreto de sódio e água para injeção.

Contém também componente da bactéria Haemophilus influenzae tipo b conjugado e vírus inativados (mortos) da poliomielite tipos 1, 2 e 3. A composição inclui ainda: lactose, cloreto de sódio, 2-fenoxietanol, hidróxido de alumínio e água para injeção. Pode conter traços de antibiótico (estreptomicina, neomicina e polimixina B), formaldeído e soroalbumina de origem bovina.

ESSA VACINA PODE CAUSAR REAÇÕES OU EFEITOS ADVERSOS?
  • Os eventos adversos e a frequência com que ocorrem são semelhantes nas duas vacinas e devem-se principalmente ao componente pertussis. Estudo comparativo mostrou que as reações a estas vacinas foram significativamente menores quando comparadas com a vacina combinada contra pertussis de células inteiras (DTPw).
  • Até 21% das crianças vacinadas experimentam reações no local da aplicação (vermelhidão, dor, inchaço); até 22% podem ter febre maior que 38ºC; e 1,9% pode ter febre a partir de 40ºC. Um por cento pode manifestar perda de apetite, vômito, irritabilidade, choro persistente e sonolência. De 0,01% a 1% pode apresentar convulsão febril e episódio hipotônico-hiporresponsivo (EHH); menos de 0,01%, problemas neurológicos (inflamação no cérebro, alterações de movimento), inchaço transitório nas pernas com roxidão ou pequenos sangramentos transitórios, e anafilaxia. Os eventos adversos são um pouco mais frequentes nas doses de reforço.

PARA QUEM ESTA VACINA NÃO É INDICADA?
  • Maiores de 7 anos.
  • Crianças que apresentaram encefalopatia nos sete dias seguintes à aplicação anterior de vacina contendo componente pertussis.
  • Anafilaxia a qualquer componente da vacina.

QUE CUIDADOS DEVO TER ANTES, DURANTE E DEPOIS TOMAR ESSA VACINA?
  • Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.
  • Em caso de doença aguda com febre alta a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora.
  • Em pessoas com doenças que aumentam o risco de sangramento, a aplicação intramuscular pode ser substituída pela subcutânea.
  • Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode ser usada medicação para dor, sob prescrição médica.
  • Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
  • Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

ESSA VACINA ESTÁ DISPONÍVEL NO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES?

Não.

FIQUE LIGADO E SAIBA TUDO SOBRE ESTA VACINA EM:

ATENÇÃO:
  • Vacinas são medicamentos e a sua administração pressupõe uma prescrição médica. Consulte o seu médico antes de se vacinar.
  • As indicações de vacinação são feitas pelas sociedades médicas ou Ministério da Saúde, conforme os seus Calendários de Vacinação.

Serviços

Conheça aqui os serviços de prevenção e saúde que oferecemos aos nossos clientes.

Saiba mais

Calendendário de vacinação

Dúvidas sobre quais vacinas tomar e quando tomar? Baixe nosso calendário e conheça todas as vacinas essenciais para a sua faixa etária.

Saiba mais

Faça agora seu agendamento

Fale conosco Ou ligue 4108-9100