Servicos +Lyfe

20 out

Imunidade do bebê e a importância da vacinação

Todo bebê nasce com o sistema imunológico imaturo. A produção de anticorpos contra agentes nocivos à saúde irá ocorrer ao longo da vida, ainda que alguns deles sejam transferidos a partir do cordão umbilical ou do leite materno. 

Neste blog, vamos mostrar a importância de se respeitar o calendário de vacinação nesse momento tão especial da vida. 

Vacinar é um ato de amor

A vacinação é um instrumento indispensável para resguardar a saúde da criança nos primeiros meses de vida. Poliomielite, rubéola e tétano são apenas alguns exemplos de doenças que eram bastante comuns décadas atrás e das quais hoje pouco se fala graças à imunização

Calendário vacinal nos primeiros meses de vida

Respeitar o calendário de vacina nos primeiros meses é essencial para que o organismo do bebê possa ir se fortalecendo. Entre as vacinas fundamentais nesse período, podemos citar:

 

  • BCG: a vacina previne contra formas graves de tuberculose, infecção que acomete os pulmões e pode afetar outros órgãos do corpo.

 

  • Hepatite B: essa doença provoca mal-estar, febre, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. Em casos mais graves, pode gerar inflamações no fígado.

 

  • Pneumocócica (primeira dose): A vacina protege contra as doenças causadas pelo Pneumococo (Streptococcus pneumoniae). Além da pneumonia, otite e meningite são alguns dos distúrbios causados pela bactéria. A vacina é indicada em três doses no primeiro ano de vida, além de uma dose de reforço entre 12 e 15 meses.

 

  • Rotavírus humano: O rotavírus é um dos principais causadores de diarreia acentuada nos bebês. A vacina é indicada em duas doses.

Dica: em nosso site, você encontra um calendário vacinal completo para bebês, crianças, adultos e idosos! Acesse e confira!

O contexto da pandemia

A pandemia de Covid-19 certamente deixa muitos pais e responsáveis preocupados, pois ainda não há um calendário de imunização para bebês e crianças, o que deve ocorrer só a partir do próximo ano. Desse modo, o caminho para a prevenção contra a doença passa pela higienização dos ambientes e do bebê, além de uma alimentação adequada. 

Sobre a +Lyfe

A +Lyfe é uma rede de clínicas de vacinação no Rio de Janeiro, com unidades no Barra Shopping e também no Rio Sul. Acesse o nosso site para conhecer mais sobre o nosso trabalho!


Faça agora seu agendamento

Fale conosco Ou ligue 4108-9100